Secretaria de Saúde promove ações alusivas ao dia mundial de combate à AIDS

O dia 1º de dezembro foi definido internacionalmente como Dia Mundial de Combate à AIDS uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Pensando em prevenção e orientação, nesse mês de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde sugeriu que fosse abordado esse tema nos grupos de HIPERDIA que são GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS, na unidade de saúde central e também nas unidades de saúde do interior, uma vez ao mês, e sempre é abordado um tema para discussão, feito palestras explicativas sobre o tema escolhido do mês, e logo após a palestra, realizam atividades como bingo e lanche.

Nesse mês de dezembro, foi abordado o tema Dia Mundial de Combate à AIDS, falando da importância da prevenção, com vídeos explicativos e orientações, e explicando que ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Se cada um fizer a sua parte, aos poucos vamos deixando essa triste realidade para trás, a proteção é a melhor medida de prevenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *