Educação

Em Antônio Olinto a educação é disponibilizada quase que integralmente pelos governos municipal e estadual, possuindo apenas duas instituições particulares, sendo uma escola voltada à Educação Especial e um polo de Educação à Distância da Faculdade Estadual da Lapa – FAEL. A cidade ainda busca desenvolver a inclusão social através de incentivos à criação de novas oportunidades para a Educação Especial e a Educação de Jovens Adultos e Idosos – EJA.

 

Começando pela Educação Infantil, Antônio Olinto apresenta cinco escolas municipais e, segundo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, no ano de 2008, foram matriculadas aproximadamente 230 crianças nas séries iniciais, apresentando uma média de 15 alunos por professores contratados. Desde esse ano a Secretaria Municipal de Educação trabalha para a elaboração de um currículo escolar adequado para cada faixa etária através da criação do Referencial Pedagógico da Educação Infantil, além de oferecer incentivos à formação dos professores com cursos de capacitação, grupos de estudo e reuniões de cunho pedagógico.

 

No Ensino Fundamental são sete escolas, sendo quatro municipais e três estaduais. Em 2008, essas séries registraram a matrícula de mais de 1.250 alunos, divididos entre aproximadamente 70 professores. Já em relação ao Ensino Médio, o município conta com dois colégios estaduais, 300 estudantes matriculados em 2008, e uma média superior a 10 alunos por professor.

 

Visando à inclusão social, a cidade também tem se dedicado à realização de cursos e debates direcionados à implantação Educação Especial, voltada aos portadores de alguma deficiência física ou mental; e a Educação de Jovens Adultos e Idosos, que oferece a esse público a oportunidade de começar ou dar continuidade aos seus estudos. A promoção do acesso aos diferentes níveis de ensino é algo que vem sendo trabalhado e promovido pela Diretoria de Educação da Prefeitura Municipal de Antônio Olinto em conjunto com os departamentos de Saúde, Social e as escolas locais. Atualmente, encontra-se na cidade uma escola particular de Educação Especial e turmas de 1ª a 4ª série para o EJA.

 

Para pesquisa e leitura, Antônio Olinto conta com as bibliotecas de suas escolas municipais e  a do Colégio Estadual Duque de Caxias. Além dessas, há a Biblioteca Pública Municipal Irmã Nazaria Kalusca, em uma sala anexa à Prefeitura Municipal.

 

Com suas escolas e projetos pedagógicos, o município vem conquistando uma educação de qualidade e acessível a todos, formando uma população preparada para o mercado profissional e para futuros desafios.

 

Fonte:  Prefeitura Municipal de Antônio Olinto

SEED – Secretaria de Estado da Educação do Paraná