29 NOV 2018
Todos Contra a Dengue

Com a chegada do verão e os períodos de chuva, aumenta a preocupação com a reprodução dos mosquitos transmissor da dengue, e para intensificar as medidas preventivas, a Secretaria de Estado de Saúde lançou a “Semana Estadual de Combate ao Aedes aegyti”, movimento de articulação de ações em todos os municípios do Paraná contra a proliferação dos mosquitos. A secretaria de saúde de Antonio Olinto, através da vigilância sanitária ACE e ACS realizam campanhas de prevenção nas escolas com palestras, visitas domiciliares (LI), visitas em pontos estratégicos (PE), orientação nos cemitérios no dia de finados entre outras coisas. Os cuidados de prevenção devem ser feitos de forma continua. Entre os cuidados preventivos estão a evitar, o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixo fechados, manter as caixas d’agua sempre vedadas, remover a sujeira das calhas e ralos, e geladeiras, mantendo-as limpas e sem água, e manter vasos sanitários sem uso fechados. Lembrando que a semana nacional da dengue é apenas uma mobilização simbólica, o controle das doenças transmitidas por mosquitos depende de comprometimento de todos durante todo o ano. Sempre é hora de combater a dengue.