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Secretarias / Departamentos
Paulo Ricardo da Silva Balcer
Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.
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Conforme Lei Municipal nº 874/2018:

A Secretaria de Saúde é o órgão que tem por finalidade o planejamento e manutenção da Saúde Pública do Município, prestação de assistência e vigência a saúde, por meio de programas de assistências médicos-odontológicos e programas de promoção à saúde, mediante ações de prevenção e combate as doenças de massa; administração das unidades de saúde existentes no Município; ações de fiscalização das condições de saneamento básico do Município; campanhas educativas e preventivas, visando a saúde e o desenvolvimento do bem estar da comunidade, otimizando a aplicação dos recursos destinados a saúde pública.

Secretário: Paulo Ricardo da Silva Balcer

Telefone: (42) 3533-1206-3533-1209

saude@antonioolinto.pr.gov.br

Atendimento:  de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.

Clique aqui   Horário de Atendimento – Médico e Odontólogo 2016

As ações e serviços de saúde do município de Antonio Olinto são administrados pela Secretaria Municipal de Saúde, que é gestor do SUS no município, realizando atendimento de atenção básica à saúde. Está habilitado na Gestão Plena de Atenção Básica, onde é o responsável pelo cuidado da saúde da população, incluindo ações e serviços de promoção, reabilitação e tratamento às doenças. Tem como finalidade a qualificação do processo de gestão, melhorando o rendimento e a efetividade da administração pública, de forma a se conseguir implementar políticas que impactem positivamente o perfil da saúde e a qualidade de vida da população. Considera a complexidade da tarefa de governar no mundo contemporâneo, global e de poderes compartilhados, em que a realidade se apresenta de forma múltipla e cada vez mais dinâmica, assim como as especificações do setor de saúde, no que se refere aos processos de decisão, programação e avaliação das ações. Tem como objetivo desenvolver uma política de recursos humanos adequada, método epidemiológico com substrato para o planejamento das ações de vigilância sanitária e atividades assistenciais, melhorando a qualidade de assistência prestada e ao mesmo tempo, promover a saúde do cidadão.

O modelo de gestão assumido no TCGM é o estabelecimento nas Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida em Defesa do SUS e de Gestão, disposto na Portaria nº399/GM de 22 de fevereiro de 2006. O Serviço Municipal de Saúde e Assistência Social foram instituídas através da Lei Municipal n° 71 de 14 de agosto de 1967 com o objetivo, na época, de possibilitar assistência médica a todos os munícipes, proporcionar visitas médicas periódicas a sede do município, facilitar aquisição e estoque de medicamentos mais usuais, entregando aos consumidores sem acréscimos de custo.

  • UNIDADES DE SAÚDE MUNICIPAL

No momento o município de Antonio Olinto dispõe de sete unidades básicas de saúde, sendo duas na área urbana:

CENTRO SOCIAL RURAL: onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde, conta com 22 funcionários. São realizadas atividades administrativas e de gestão, agendamento de consultas e exames, emissão de Cartão SUS, atividades de atenção básica, tais como: atendimento médico, odontológico, farmacêutico, psicologia, fisioterapia, assistência de enfermagem, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. São desenvolvidos os seguintes programas: FAD – Programa de Dengue, Programa de Saúde Mental, HIPERDIA, Programa de MH / TB, TFD – Tratamento Fora do Município, Programa de Saúde Bucal, Programas de Faturamento (SIASUS, FAE, BPA), CNES – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e procedimentos gerais de enfermagem. Diariamente são atendidas 20 consultas por 02 profissionais médicos, ou seja, 100 consultas disponibilizadas semanalmente nesta unidade.

UAPSF – UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMARIA A SAÚDE DA FAMÍLIA: Conta com 12 funcionários. São realizadas atividades administrativas, atividades de atenção básica, tais como: atendimento médico pediátrico e ginecológico e obstétrica, odontológico, assistência de enfermagem. São desenvolvidos os seguintes programas: Programa Nacional de Imunização (API, SIAIU e EDI); SISVAN – Sistema de Vigilância Nutricional; SISPRENATAL; SISCOLO; Acompanhamento Programa Bolsa Família e Leite das Crianças; Estratégia de Saúde da Família e procedimentos gerais de enfermagem. Quatro dias por semana são atendidas 20 consultas por 01 profissional médico obstetra e um dia por semana são atendidas 40 consultas por profissional médico pediatra, ou seja, 120 consultas disponibilizadas semanalmente nesta unidade.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

No Centro Social Rural também funciona o pronto atendimento, onde de dia realiza-se procedimentos médicos e de enfermagem, e à noite funciona plantão 24 horas para urgência e emergência. O primeiro atendimento básico é realizado no Centro Social Rural, com posterior encaminhamento a Unidades de Saúde de outros municípios, onde mantêm contrato com Hospitais e Clínicas para atendimento de urgência de ortopedia, plantões obstétricos e diárias em psiquiatria.

Mantêm um Pronto Atendimento de Atenção Básica dentro do Centro Social Rural funcionando das 19:00h às 7:00h de segunda a sexta e 24h aos sábados, domingos e feriados, com Médico para atendimento noturno com plantão de sobreaviso. Os serviços que necessitam de encaminhamentos são referenciados as Unidades de Saúde que dispomos através de Convênio e pactuados em Curitiba.

  • Em convênio com o Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes de São Mateus do Sul – PR a Secretaria Municipal de Saúde de Antonio Olinto mantém atendimento terceirizado de urgência / emergência, 24 horas, com compra de serviços de clínica médica, anestesista, obstétrica, pediatria, ginecologia, ortopedia, procedimentos ambulatoriais, enfermagem, RX e avaliações médicas especializadas.
  • Convênio com Laboratórios de Análises Clinicas com compra de serviços para atendimento à população usuário do SUS;
  • Programa Municipal de Combate às Carências Nutricionais;
  • Cadastramento da população para o Cartão SUS;
  • Programa de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde;
  • Programa de Estratégia de Saúde da Família;
  • Realização de exame para prevenção do câncer de colo uterino e mama;
  • Compra de exames de tomografias, ecografias e endoscopias para complementação diagnóstica;
  • Convênio com o Consórcio de Saúde para compra de serviços médicos e exames diagnósticos de média e alta complexidade.
  • Programa Municipal de Atenção ao Diabético e Hipertenso com cadastramento da população no Programa Hiperdia;
  • Programa Municipal de Saúde Bucal;
  • Programa Saúde da Mulher;
  • Programa Saúde da Criança;
  • Programa de Saúde da Família – PSF com equipe de Saúde Bucal;
  • Programa Municipal de Combate à Dengue;
  • Convênios diversos com entidades;
    • Vigilância em Saúde.
    • Programa Municipal de Acuidade visual.
    • Programa de Tabagismo

    Saúde do idoso.

  • CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

    O Conselho Municipal de Saúde foi criado no dia 13 de setembro de 1979 pela Lei n° 236/79 e instituído no dia 17 de junho de 1991 através da Lei de n° 376/91.

O Conselho Municipal de Saúde – CMS é um órgão deliberativo e paritário, colegiado com representantes da população, governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e entidades de saúde. O regimento interno foi elaborado em reuniões que se sucedem logo depois de criado o Conselho.

O Conselho Municipal de Saúde tem como atividade fim, assessorar a administração com orientações, planejamento, interpretação, julgamento e fiscalização de sua competência, além de coordenar as ações integradas de saúde.

A periodicidade das reuniões do Conselho Municipal de Saúde: Bimestral. As reuniões do Conselho são realizadas junto ao Centro Social Rural.

REPRESENTANTES GOVERNAMENTAIS:

1) Representante da Secretaria Municipal de Saúde:

Titular: Paulo Ricardo Balcer

Suplente: COREN_PR Cinthia Danielli Rodrigues dos Santos 

2) Representante dos  Prestadores de Serviço de Saúde Municipal: APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Antonio Olinto-PR

Titular: Itamar  Vieira Basílio

Suplente: Jessica Franco

TRABALHADORES DA SAÚDE:

Titulares: Vania Kwiatkowski Leal
Lais Aparecida Oliveira
Daniela Ribeiro
Jaqueline Antunes de Oliveira

2) Representante dos  Usuários do SUS:


Tenda de Umbada Iemanja Titular: Fabio José Kindinger
Suplente: leonardo Alberti Kindinger

Igreja Adventista do 7° Dia Titular: Katia Iwankio Moro
Suplente Jociano Pereira Lopes

Igreja Assembleia de Deus Titular: Valdecir Rodrigues De Jesus
Suplente Isaias Antunes da Rosa

Igreja do Evangelho Quadrangular Titular: Guinefa Ribas
Suplente Michael Cristiano Kerscher

Mesa Diretora:
Presidente: 
Valdecir Rodrigues de Jesus
Vice Presidente: Fábio José Kindinger
1°Secretária: Vania Kwiatkowski Leal
2°Secretária: Itamar Vieira Basilio
Tesoureira: Lais Aparecida Oliveira
Secretária Executiva: Vania Kwiatkowski Leal

 

Editais
Dispensa de Licitação
DISPENSA DE LICITAÇÃO 002/2024 - CONTRATAÇÃO DIRETA PARA AQUISIÇÃO DE CURATIVOS DE ALTA COMPLEXIDADE PARA O PROJETO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTOS DE LESÕES DE PELE
Publicação: 10/04/2024 às 10h25
Realização: 17/04/2024 às 09h00
Situação: Em Andamento
Pregão Eletrônico
Pregão Eletrônico 097/2022 - Registro de preços para aquisição de medicamentos
Publicação: 04/11/2022 às 10h49
Realização: 22/11/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 060/2022 - Registro de Preços para confecção de próteses dentárias
Publicação: 20/09/2022 às 15h00
Realização: 03/10/2022 às 08h30
Situação: Fracassada
Pregão Eletrônico
Pregão 078/2022 - Insumos de enfermagem
Publicação: 13/09/2022 às 14h16
Realização: 27/09/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 074/2022 - Registro de preços para Marmitex
Publicação: 03/08/2022 às 10h34
Realização: 19/08/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 071/2022 - Contratação de Pessoa Jurídica para prestação de serviços de fonoaudiologia
Publicação: 20/07/2022 às 10h30
Realização: 03/08/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 065/2022 - Registro de preços para aquisição de câmaras para conservação de imunobiológicos, hemoderivados e termolábeis
Publicação: 29/06/2022 às 08h48
Realização: 14/07/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 063/2022 - Registro de Preços para aquisição de camisetas personalizadas e sublimação e serigrafia em uniformes
Publicação: 27/06/2022 às 14h16
Realização: 11/07/2022 às 08h30
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão 056/2022 - Registro de preços para aquisição de medicamentos
Publicação: 14/06/2022 às 13h49
Realização: 30/06/2022 às 14h00
Situação: Concluído
Pregão Eletrônico
Pregão Eletrônico 053/2022 - Registro de Preços para aquisição de materiais odontológicos
Publicação: 13/06/2022 às 09h08
Realização: 29/06/2022 às 09h00
Situação: Concluído
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